domingo, 10 de março de 2013

Normas para acólitos na Missa Solene





Na sacristia, os ACs ajudam ao DIAC e o SUBD a se paramentarem, depois pegam os castiçais. Quando tudo estiver pronto, o  TUR apresenta o turíbulo ao celebrante para colocar incenso (Obs.: É sempre o CER quem apresenta a naveta ao DIAC). Começa-se a procissão: TUR à frente, ACs com os castiçais, clero, CER, SUBD, DIAC e o celebrante.


                                    AC2
CEL D S CER CLERO   TUR
                                    AC1


DO COMEÇO DA MISSA AO OFERTÓRIO

Chegando ao altar o TUR e os ACs fazem a genuflexão no meio; os ACs vão diretamente para a credência e o TUR ficará no fundo (lado epístola). Quando todos chegarem ao altar o CER, que está do lado do DIAC, marcará a genuflexão e logo depois marcará para todos se ajoelharem para as orações ao pé do altar e neste momento ele recolherá todos os barretes colocando-os nos bancos.
Terminadas as orações ao pé do altar o CER chamará o TUR para a incensação inicial, o TUR entrega a neveta ao CER, os dois sobem juntos ao altar, o CER entrega a naveta ao DIAC, o TUR apresenta o turíbulo ao CEL e depois que este o abençoar, o TUR entregá-lo-á ao DIAC e depois pegará a naveta com o CER e ficará do lado do altar para acompanhar a incensação do CEL. O CER pegará o Missal do altar enquanto o CEL estiver incensando a cruz e irá colocá-lo de volta depois que o CEL incensar o lado da epístola.




Terminada a incensação do altar o DIAC incensa o CEL, depois entrega o turíbulo ao TUR e este sairá para sustentar o turíbulo e só voltará no final da epístola. Depois que incensar o CEL, o CER vai para o lado do Missal indicar o Introito e o Kyrie ao CEL. Terminado o Kyrie o CER dá o sinal para todos irem se sentar (depende se o coro ainda estiver longe de acabar o canto), todos fazem reverência para a cruz e vão se sentar; o CER fica sempre de frente para o povo. Os ACs ficam na credência acompanhando o movimento do CEL, ou seja, ficam de pé ou sentados quando o CEL estiver; eles só funcionarão na procissão do Evangelho.
Quando estiver acabando o canto do Kyrie o CER dá o sinal para todos se levantarem, vão ao meio e fazem a genuflexão, o CEL entoa o Glória (Obs.: O CER normalmente fica embaixo do supedâneo no lado da epístola, mas às vezes é necessário que ele fique do lado do altar para melhor visualizar os movimentos dos ministros). Depois que o CEL rezar o Glória, o CER dá o sinal para todos descerem, marca a genuflexão e vão sentar. Durante o canto do Glória o CER se encarregará de indicar ao CEL as horas de fazer reverência (ele faz a reverência ao CEL e depois para o altar).
Quando estiver acabando o canto o CER dá o sinal para levantar, marca a genuflexão ao meio e vai para o missal indicar a oração ao CEL. Depois que o CEL cantar o "Oremus" o CER pegará o missal para o canto da epístola e entregará ao SUBD (faz reverência antes e depois de entregar), vai ao meio com o SUBD ficando à esquerda. Depois que o CEL sentar os dois vão para o lado e começa o canto. Terminado o canto voltam ao meio para a genuflexão, esperam o CEL chegar no missal; então vão ao CEL para que este abençoe o SUBD (o CER fica do lado). Depois de abençoá-lo ele volta ao lugar e entrega o livro do canto ao CER; este ficará do lado do altar para indicar se vai sentar ou não.
Ao sinal de CER (que deve estar com o livro para o canto na mão) todos se levantam, vão ao meio e fazem a genuflexão, o CER entrega o livro ao DIAC, chama o TUR, que já deve estar ali, para que o CEL ponha incenso para o evangelho. Depois o TUR vai à credência deixar a naveta e vai ao meio com os ACs, que já devem ter os castiçais na mão, formar a procissão do evangelho: na frente fica o DIAC e o SUBD, atrás o CER à esquerda e o TUR à direita, por último os ACs(AC2 à esquerda, atrás do CER e o AC1 à direita, atrás do TUR). Quando todos estiverem formados, o CER marca a genuflexão e vão para o lado do evangelho (vira um para outro), os ACs quando chegarem no lugar do canto darão espaço para o SUBD ficar no meio deles e o CER com o TUR para o DIAC.
Terminado o canto do evangelho, o SUBD sai na frente com o livro, depois sai o CER com os ACs, fazem genuflexão no meio, o CER vai pegar o livro e os ACs vão diretamente para a credência. O TUR fica com o DIAC para incensar o CEL; depois da incensação ele sai e só volta no final do Credo.
Se houver sermão o CER marca para irem se sentar.
Terminado o sermão, ao sinal do CER todos vão ao meio, genuflexão e logo depois o CEL entoa o Credo (se for cantado em gregoriano, normalmente todos esperam ao pé do altar para ajoelhar no "Et Incarnatus est"). No "Crucifixus etiam pro nobis" o CER vem na frente do DIAC para entegar-lhe a bolsa com o corporal: vênia ao CEL, genuflexão no meio; o CER fica esperando ao pé do altar, depois fazem genuflexão novamente e voltam para seus lugares.
Quando estiver terminando o Credo, ao sinal do CER todos vão para o altar para o Ofertório.


DO OFERTÓRIO AO FIM DA MISSA

Durante o ofertório os ACs oferecem normalmente a água e o vinho (o lavabo é depois da incensação). No oferecimento do cálice o CER chama o TUR para a incensação(como no começo), snedo que o CER depois de entregar a naveta ao TUR vai juntamente com o AC2 para o lado do evangelho: o CER acompanha a incensação e o AC2, antes que o CEL incense o lado do evangelho, tirará o missal com a estante e colocá-lo-á novamente no mesmo lugar; depois disso voltará para fazer o lavabo com o AC1, se der tempo. O CER ficará no missal para indicar ao CEL as orações; quando estiver faltando umas quatro pautas para terminar o "Prefácio", o CER faz sinal para os ministros e volta para seu lugar.
Depois de incensar o CEL, o TUR acompanha o DIAC na incensação; depois que incensar o SUBD, o DIAC entregará o turíbulo ao TUR e este irá incensá-lo (o DIAC faz a genuflexão no meio e logo depois é incensado 2x2), depois incensa o CER, ACs e povo(meio, esquerda e direita), com 1x1; o TUR volta no "Sanctus" para a consagração.
Os ACs tocam a campainha normalmente, só se ajoelham na Consagração e levantam no Oremus do Pater noster.
No "Memento dos vivos", o CER coloca incenso no turíbulo. Depois que o DIAC vier para o lado da epístola (se houver âmbula para consagrar, o CER espera o DIAC destampar as âmbulas), o CER marca para todos ajoelharem. É o CER quem incensa o SSmo. (3 ductos e 2 ictus) sendo que tanto o CER quanto o TUR fazem reverência quando o CEL fizer a genuflexão. Depois da Consagração, o CER marca para todos se levantarem, apenas os ACs ficam ajoelhados. O TUR sai e volta(sem turíbulo), fica na credência com os ACs.
No "Nobis quoque" o CER faz a genuflexão no meio e fica do lado esquerdo do SUBD. Quando o DIAC fizer a genuflexão lá em cima o CER faz embaixo e sobe para o lado do missal. No missal o CER acompanha as genuflexões do CEL, apoiando-lhe o cotovelo.
Os ACs levantam para o Pater noster. No "Et dimítte nobis" do Pater noster, o CER dá sinal para os ministros. O AC1 pega o véu de ombro do SUBD fazendo genuflexão juntamente com ele. Na fração do Pão o CER faz sinal para o SUBD, faz genuflexão ao sair, genuflete no meio novamente e volta para o seu lugar.
Na hora de distribuir a paz, o CER acompanha o SUBD procurando na medida do possível ficar sempre à sua direita. Depois recebe a paz no meio, passa para os ACs e permanece na credência marcando para todos se ajoelharem (Obs.: Se não forem seminaristas que estiverem ajudando, normalmente não se passa a paz, e por isso logo depois que o CER voltar ele vai direto para a credência).
Na hora da comunhão o CER, os ACs e o TUR ajoelham-se no degrau do altar para comungar (eles chegam, o CER marca a genuflexão, depois marca para todos se ajoelharem). Depois que os dois primeiros comungarem, eles levantam, vão para o lado, fazem genuflexão e voltam para a credência, o mesmo fazem os outros dois. Se algum padre ajudar a dar a comunhão, o AC1 que ajudará.
Depois da comunhão do povo, quando fechar o sacrário ou transportar o Ssmo., o CER marca para todos se levantarem. O AC1 faz as abluções e o AC2 pega o véu do cálice para transportá-lo; na hora em que o DIAC com o missal e o SUBD com a pala trocarem de lugar, o AC2 faz a genuflexão atrás deles e vai para o outro lado ajudar o SUBD a arrumar o cálice; o AC2 volta junto com o SUBD para a credência.
O CER indica ao CEL a "Communio e Post-communio". Depois que cantar o "Deo gratias", o CER marca para todos se ajoelharem para a benção final. Depois da benção, os ACs pegam os castiçais e descem para a mesa de comunhão para a saída (é bom que o TUR saia com o turíbulo, por isso depois da comunhão ele deve ir pegá-lo). Enquanto o CEL está lendo o último evangelho, o CER pega os barretes.
Após o evangelho final, quando todos estiverem em seus lugares, o CER marca a genuflexão final e saem na mesma ordem da entrada.

FONTE:

Manual dos Acólitos da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Pe. Silvano Salvatte Zanon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários devem ser respeitosos e, salvo exceções, ligados ao assunto post. Polêmicas, insultos,afirmações ad hominem, blasfêmias e ofensas NÃO SERÃO tolerados. Os comentários são de inteira responsabilidade dos seus autores e não necessariamente refletem a opinião do blog. Todo e qualquer comentário poderá ser excluído, caso a moderação julgue oportuno.