quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Orações e Cerimônias da Santa Missa - Parte I

Extraídos das Notas feitas nas Conferências de Dom Prosper Guéranger, Abade de Solesmes






FONTE: Tradução livre, feita no texto deste arquivo.




EXPLICAÇÃO DA SANTA MISSA



O Ordinário da Missa, (ou, como é chamado no Missal Romano, Ordo Missae) é o sumário das rubricas e orações, que são usadas na celebração da Missa, e que são observadas,sem qualquer variação em todas as Festas celebradas pela Igreja.

Nós nunca teremos algo como uma ideia plena das cerimônias da Missa, exceto se nós nos referirmos ao que é chamada de Missa Solene (Missa Solemnis), e que é o modelo de todas as outras. Então, alguém poderia perguntar, porque o padre lê a Epístola em um lado do Altar, e o Evangelho no outro? Porque não ler ambos no meio? Isto não tem conexão com o Santo Sacrifício em si; isto é meramente uma imitação do que é feito na Missa Solene, na qual o diácono tinha que cantar o Evangelho à esquerda, e o subdiácono a Epístola à direita, como iremos explicar adiante. O padre que celebra uma Missa sem diácono e subdiácono, deve fazer as suas funções; e, corretamente, varia a sua posição. Nós iremos continuamente procurar as cerimônias da Missa Solene para entender as cerimônias da Missa Rezada.

O Sacrifício da Missa é o Sacrifício da Cruz; e nele devemos ver Nosso Senhor pregado à Cruz;e oferecendo Seu Sangue por nossos pecados, ao Pai Eterno. E ainda não devemos esperar encontrar, em várias partes da Missa, todas as detalhadas circunstâncias da Paixão, como alguns autores pretenderam fazer, ao nos dar métodos para assisti-la.

O Padre abandona a sacristia, e vai para o altar, para lá oferecer o Santo Sacrifício. Ele está, como dizem as rubricas, paratus, - isto é, está paramentado com as vestimentas sacras, que são designadas para a celebração do Sacrifício. Tendo chegado ao Altar, ele faz a devida reverência perante ele; para expressar em palavras, se o Santíssimo Sacramento estiver lá, ele faz uma genuflexão; senão, ele faz meramente uma profunda inclinação. Este é o significado do que as rubricas dizem: debita reverentia.


JUDICA ME



Tendo feito o sinal da Cruz, o Padre recita a Antífona: Introibo ad altare Dei, como uma introdução ao Salmo 42. Esta antífona é sempre dita, antes e depois do Salmo, que começa com: Judica me Deus. Ele o recita todo, alternadamente com os Ministros. Este Salmo foi selecionado por causa do verso Introibo ad altare Dei: Subirei ao Altar de Deus. É o mais apropriado como começo do Santo Sacrifício. Nós podemos relembrar,que a Igreja sempre seleciona os Salmos que ela usa, por causa de algum verso especial que é apropriado ao que ela faz, ou que ela deseja expressar . O Salmo, do qual nós estamos agora falando, não estava nos Missais mais antigos: seu uso foi estabelecido por São Pio V, em 1568. Quando nós ouvimos o Padre rezando este Salmo, nós entendemos a quem ele se refere:- ele se refere a Nosso Senhor, e é em Seu Nome, que o padre recita o Salmo. É o que nos diz o primeiro verso: Ab homine iniquo et doloso erue me: Livrai-me do homem doloso e perverso.

O verso aqui usado como uma Antífona, nos mostra que Davi ainda era jovem quando ele compôs este Salmo; já que, após dizer que ele está subindo ao Altar de Deus, ele diz: Ad Deum, qui laetificat juventutem meam: Do Deus que alegra a minha juventude. Ele expressa estar abismado com a tristeza da sua alma; e, uma vez, saúda a si mesmo, despertando sua esperança em Deus; como resultado, sua canção é cheia de alegria. E é baseada na alegria característica deste salmo, que a Santa Igreja o omite nas Missas de Réquiem, na qual estamos rezando pelo repouso de uma alma, cuja despedida dessa vida nos deixa incerteza e tristeza. É omitido também durante o Tempo da Paixão, cujo Tempo, a Igreja está completamente mergulhada nos sofrimentos do seu Divino Esposo; e isso torna impossível a alegria.

Este Salmo 42 é uma introdução apropriada para a Missa, visto que Nosso Senhor é quem a trará para entre nós. Quem é Ele que está para ser enviado aos gentios, senão Aquele que é Luz e Verdade? Davi previu tudo isso; e consequentemente ele diz: Emitte lucem tuam et veritatem tuam. Nós tomamos esta oração e tornamos nossa; e dizemos ao Pai Celestial: Mandai-nos Ele, que é Luz e Verdade!
O Salmo sendo terminado pelo Gloria Patri, e a Antífona repetida, o Padre pede a assistência divina, dizendo Adjutorium nostrum in nomine Domini: A nossa proteção está no Nome do Senhor: Ao que os Ministros respondem: Qui fecit coelum et terram: Que fez o Céu e a Terra. No Salmo recém recitado, o Padre expressou seu ardente desejo de possuir Nosso Senhor, que é Luz e Verdade: mas o pensamento de que ele – uma criatura pecadora, - está para se encontrar com seu Senhor, faz ele sentir que ele precisa de ajuda. Verdade, - Deus queria este encontro; ele mesmo o prescreveu como um de nossos deveres: e ainda, não obstante, o homem é continuamente feito para sentir sua indignidade e pequenez. Antes de prosseguir no Santo Sacrifício, ele está determinado a se humilhar, e confessar que ele é um pecador. Ele se encoraja a fazer isso, fazendo o Sinal da Cruz e pedindo a ajuda de Deus. Ele então começa a confissão dos seus pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários devem ser respeitosos e, salvo exceções, ligados ao assunto post. Polêmicas, insultos,afirmações ad hominem, blasfêmias e ofensas NÃO SERÃO tolerados. Os comentários são de inteira responsabilidade dos seus autores e não necessariamente refletem a opinião do blog. Todo e qualquer comentário poderá ser excluído, caso a moderação julgue oportuno.