sábado, 24 de novembro de 2012

Orações da Missa para pedir chuvas

Pax et bonum!



Os noticiários divulgaram recentemente que a seca que atualmente atinge a nossa região Nordeste é a pior dos últimos 30 anos. Já são 10 milhões de pessoas afetadas, e vários municípios já declararam estado de emergência.

Nós, cristãos, podemos ajudar, seja com obras, seja com orações. E é mais especificamente para esta última que nos voltamos neste post: falaremos sobre as orações ad petendam pluviam do Rito Romano.

Neste post, pedimos humildemente aos sacerdotes que leem o blog, que celebrem o Sacrifício pedindo as chuvas, conforme recomenda o Missal. A Missa para isto não está no Missal Romano à toa. Sua eficácia não é, nunca foi e jamais será mágica, mas vem do sacrifício de Cristo; vem da promessa de Deus Pai de ouvir nossa oração feita em nome de Cristo, nosso Senhor, no Espírito Santo; vem da autoridade da Igreja, Esposa de Cristo, quando unida ao seu Senhor, em oração.

Depois da oração litúrgica, certamente recomendamos o terço com a súplica pelas chuvas e é bom que se considere a importância de relembrar ao povo a necessidade de se viver em santidade.
Os fieis leigos também podem inserir a Collecta e a Postcommunio abaixo em sua oração particular, intercedendo pelos irmãos que sofrem nestes tempos. Se seguirdes minhas leis e guardardes os meus preceitos e os praticardes, eu vos darei as chuvas nos seus tempos. (Lv 26,3)

Seguem as orações litúrgicas com traduções livres nossas.


  •  Para a Forma Ordinária 
 (Missæ et orationes ad diversa)

AD PETENDAM PLUVIAM

Collecta
Deus, in quo vívimus, movémur et sumus, plúviam nobis tríbue congruéntem, ut, præséntibus subsídiis sufficiénter adiúti, sempitérna fiduciálius appetámus.
Per Dóminum...
(Deus, em quem vivemos, nos movemos e somos, concedei-nos a chuva na medida certa, a fim de que, ajudados suficientemente pelos bens presentes, cheguemos com confiança aos bens eternos.)

 
  • Para a Forma Extraordinária

(Orationes diversæ)
AD PETENDAM PLUVIAM

Oratio
A mesma acima.

Secreta
Oblátis, quǽsumus, Dómine, placáre munéribus: et opportúnum nobis tríbue plúviæ sufficiéntis auxílium.
Per Dóminum...
(Aplacai-vos, Senhor, nós vos pedimos, pelos dons oferecidos, e concedei-nos o oportuno auxílio da chuva necessária.)

Postcommunio
Da nobis, quǽsumus, Dómine, plúviam salutárem: et áridam terræ fáciem fluéntis cæléstibus dignánter infúnde.
Per Dóminum...
(Dai-nos, Senhor, nós vos pedimos, a chuva benéfica, e derramai complacente as ondas do céu sobre a terra seca.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários devem ser respeitosos e, salvo exceções, ligados ao assunto post. Polêmicas, insultos,afirmações ad hominem, blasfêmias e ofensas NÃO SERÃO tolerados. Os comentários são de inteira responsabilidade dos seus autores e não necessariamente refletem a opinião do blog. Todo e qualquer comentário poderá ser excluído, caso a moderação julgue oportuno.