sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Orações e Cerimônias da Santa Missa - Parte II

Após muito tempo suspenso, trago de volta ao blog o projeto de explicação das orações e cerimônias da Santa Missa, que foi iniciado aqui. Hoje recomeçaremos pelo Confiteor e pelas seguintes orações preparatórias integrantes da ante-Missa.



***




A Santa Igreja, aqui, faz uso da fórmula de confissão, que ela elaborou, que provavelmente data do século 8. Não estamos autorizados a fazer a menor mudança nas palavras. Ele tem essa prerrogativa, em comum com todos os outros sacramentais, - que a sua recitação produz o perdão dos pecados veniais, desde que tenhamos contrição deles. Assim é, que Deus, em sua infinita bondade, nos deu com outros meios, além do Sacramento da Penitência, nos quais podemos ser limpos de nossos pecados veniais: Ele, para este fim, inspirou Sua Igreja para nos dar o Seus sacramentais.

O Sacerdote, como dizíamos, começa a confissão, e, antes de tudo, ele acusa a si mesmo a Deus. Mas, ele não está satisfeito com isso, - ele bem diz: "Eu não só desejo confessar os meus pecados a Deus, mas a todos os Santos, em fim de que possam se juntar as suas orações com a minha, e obter o perdão para mim. Por isso, ele logo acrescenta: Confesso a Bem-aventurada Maria sempre Virgem. Não que ele jamais cometeu qualquer infração contra esta santa Mãe, mas pecou em sua presença, e pensar nisso o aconselha a fazer os seus pecados conhecidos por ela também. Ele faz o mesmo para o glorioso São Miguel, o grande Arcanjo, que é nomeado para cuidar de nossas almas, especialmente na hora da morte. Da mesma forma, ele confessa a São João Batista, que era tão caro a Nosso Senhor, e era o Seu precursor. Por fim, ele deseja se culpar pelos seus pecados aos Santos Pedro e Paulo, os dois Príncipes dos Apóstolos. Certas ordens religiosas têm permissão para adicionar o nome de seu Patriarca ou fundador. Assim, os beneditinos inserem o nome de São Bento, os dominicanos, S. Domingos; Franciscanos, São Francisco. Depois de mencionar estes e todos os Santos, ele deve fazer saber mesmo os fiéis, que estão presentes, saberem que ele é um pecador, e ele, portanto, diz-lhes: E para vos, irmãos! porque, como ele está agora humilhando por conta de seus pecados, ele não só acusa se perante aqueles que são glorificados em Deus, mas além disso, ante esses seus companheiros mortais que estão lá visivelmente presentes, perto do santuário. E não satisfeito em declarar-se um pecador, ele acrescenta de que maneira ele pecou, e confessa, que é por todas as três formas, em que os homens cometem pecado, ou seja, pelo pensamento, palavra e ação: cogitatione, verbo, et opere. Então, desejando expressar, que ele assim pecou e através de seu próprio livre arbítrio, profere estas palavras: Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa: por minha culpa, por minha culpa, por minha mais grave culpa. E, para que ele possa, como o publicano do Evangelho, exteriormente testemunhar seu arrependimento interior, ele bate três vezes no peito, enquanto dizia essas palavras. Consciente da necessidade que ele tem de perdão, ele mais uma vez volta-se para Maria e todos os Santos, como da mesma forma para os fiéis que estão presentes, pedindo que todos eles orem por ele. Em referência a essa fórmula da Confissão, que foi criado pela nossa Santa Mãe a Igreja, pode ser bem lembrar aos nossos leitores, que ela seria, por si mesma, suficiente para quem estiver em perigo de morte, e incapaz de fazer uma Confissão mais explícita.

Os Ministros respondem o Sacerdote, desejando-lhe a graça da misericórdia de Deus, pois eles expressam seu desejo sob a forma de oração, durante a qual, o sacerdote, permanece inclinado, e respondem: Amen.
Mas, os próprios ministros têm necessidade do perdão de Deus, e, portanto, eles repetem a mesma fórmula que o sacerdote, para a confissão dos seus pecados, apenas, em vez de dizer: et vobis, fratres, e para vos, irmãos, eles se dirigem ao sacerdote, e chamam-no de Pai: Et tibi, Pater. Nunca é permitido a mudar qualquer coisa que santa Igreja tem previsto para a celebração da Missa. Assim, no Confiteor, os ministros devem usar sempre as palavras simples: Et tibi, Pater, et te, Pater; eles não devem adicionar nenhum título, mesmo se eles estiverem servindo na missa do Papa. Assim que os Ministros terminarem a fórmula da Confissão, o sacerdote diz a mesma oração para eles, assim com eles previamente fizeram por ele, e que, também, respondem a ela por um Amen. Uma espécie de bênção depois segue: Indulgentiam, etc, em que o Sacerdote pede, tanto para si e para seus irmãos, perdão pelos seus pecados; ele faz o sinal da cruz, e usa a palavra nobis e não vobis pois ele se coloca em pé de igualdade com os seus Ministros, e leva a sua parte na oração que é dita para todos.

Após a Confissão ter sido feita, o sacerdote inclina novamente, mas não tão profundamente como ele fez durante o Confiteor. Ele diz: Deus, tu conversus vivificabis nos: Tu, ó Deus, com um olhar, nos dará a vida, ao que os Ministros respondem: Et plebs tua laetabitur in te: E teu povo se alegrará em ti. Então, - Ostende nobis, Domine, misericordiam tuam: mostrai-nos a tua misericórdia, Senhor; Et salutare tuum da nobis: E dai-nos o Salvador, a quem Tu preparou para nós.
 
A prática de recitar estes versículos é muito antiga. A última dá-nos as palavras de Davi, que, em seu Salmo 84, está rezando para a vinda do Messias. Na missa, antes da Consagração, aguardamos a vinda de nosso Senhor, como aqueles que viveram antes da Encarnação e aguardavam o Messias prometido. Por essa palavra “Misericórdia”, que é aqui usada pelo Profeta, não devemos entender a Bondade de Deus, mas, vamos pedir a Deus, para que Ele conceda a enviar-nos Ele, que em sua misericórdia e sua salvação, que é a dizer, o Salvador, por quem a Salvação está para vir sobre nós. Estas poucas palavras do Salmo nos levam de volta em espírito, para o período do Advento, quando estamos incessantemente pedindo por Ele que há de vir. Depois disso, o sacerdote pede a Deus, que Ele se digne a receber sua oração: Domine, Exaudi orationem meam: Senhor, ouve a minha oração. Os ministros continuam, como se no seu nome: Et clamor meus ad te veniat: E o meu clamor chegue a ti. O sacerdote saúda o povo, dizendo: Dominus Vobiscum: O Senhor esteja com vocês. É como se ele estivesse se despedindo deles, agora que chegou o momento solene de ele subir ao altar, e, como Moisés, entrar na nuvem. Os Ministros responder-lhe em nome do povo: Et cum spiritu tuo: E com teu espírito.

Enquanto vai até o altar, o sacerdote diz Oremus: ele estende suas mãos, e as junta novamente. Quantas vezes ele usa esta palavra, ele observa a mesma cerimônia. A razão é, que imediatamente precede alguma oração que ele vai fazer, e, quando rezamos, elevamos nossas mãos para Deus, que está no Céu, e para quem estamos prestes a falar. Foi assim que nosso Senhor Bendito orou na cruz. Na oração, que o Sacerdote diz, enquanto sobe os degraus do altar, ele usa o plural, porque ele não está sozinho, pois o diácono e subdiácono sobem junto com ele, para servi-lo. O pensamento que está mais alto na mente do Padre, neste momento solene é, estar todo puro, pois, como ele diz, ele está entrando no Santo dos Santos: Ad Sancta Sanctorum, ou seja, para expressar, por este superlativo hebraico, a importância do ato que ele vai cumprir. Ele ora, portanto, que os seus pecados, assim como as de seus ministros, sejam perdoados. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais sentimos que o menor pecado é uma mancha intolerável em nossa alma, de modo que o Sacerdote redobra sua oração, para que Deus o purifique de seus pecados. Ele já orou ao Senhor Misericordioso para virar-se e dar-lhe vida; Deus tu conversus vivificabis. - Ostende nobis Domine misericordiam tuam. Mas, tendo ficado mais próximo de que Deus, aumenta o medo, e seu desejo de perdão é mais ardente, ele repete essa mesma oração novamente agora, enquanto sobe os degraus do altar. Tendo chegado ao altar, ele coloca suas mãos sobre ele, primeiro juntas, em seguida, separadas, para que ele possa beijá-la. Este beijo do Altar é motivado por um sentimento de respeito pelas Relíquias dos Santos, que estão lá. Mais uma vez, outra oração para o perdão dos seus pecados: nele, ele diz: peccata mea: meus pecados, embora ele comece por: Oramus te, Domine: Nós te pedimos, Senhor, nem há qualquer descuido nisto, pois, todos aqueles que assistem ao Santo Sacrifício deve ter, pelo padre, um sentimento de respeito filial, e orar com e para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO: Os comentários devem ser respeitosos e, salvo exceções, ligados ao assunto post. Polêmicas, insultos,afirmações ad hominem, blasfêmias e ofensas NÃO SERÃO tolerados. Os comentários são de inteira responsabilidade dos seus autores e não necessariamente refletem a opinião do blog. Todo e qualquer comentário poderá ser excluído, caso a moderação julgue oportuno.